quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Concorrência

Hoje de manhã fui até a Ultrafarma com minha avó. Pra quem não conhece a Ultrafarma é um farmácia que tem como estratégia vender medicamentos com grandes descontos (especialmente genéricos) visando obter lucros pela quantidade vendida e não por preços altos. Até agora parece que vem dando certo.

O fato é que quando a Ultrafarma abriu a primeira loja, ela passou a ser a principal farmácia da região. Tempos depois, abriu uma farmácia ao lado da Ultrafarma, chamada Farma Conde. Como ela ficava no caminho entre dois estacionamentos e a Ultrafarma, acredito que algumas pessoas inicialmente tenham entrado lá sem perceber que era outra farmácia.

Não sei qual das duas farmácias teve a idéia primeiro, mas o fato é que em frente à cada uma das farmácias ficava um funcionário chamando clientes, dizendo que lá o preço era melhor, etc. Posteriormente, a Ultrafarma posicionou um funcionário estrategicamente na esquina antes da Farma Conde, anunciando que a Ultrafarma era a segunda porta. Nunca comparei as duas pra saber qual era melhor, antes que me perguntem.

Em seguida, a Ultrafarma abriu uma loja do outro lado da avenida, com a intenção de que, independente do lado da avenida que a pessoa estivesse vindo, de carro ou de metrô, conseguiria ir à Ultrafarma. Não tenho certeza, mas acho que a Farma Conde adotou a mesma estratégia (se adotou pode até ter feito primeiro).

Esses dias presenciei o ápice dessa guerra entre as duas farmácias. A Ultrafarma comprou a budega que ficava na esquina e agora tem uma loja de cada lado da Farma Conde. Foi a estratégia mais agressiva adotada até agora. Vamos ver qual será a resposta da Farma Conde para essa "afronta".

Nenhum comentário: