quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Oh Shit! - Medicina na Austrália

Uma coisa que me surpreendeu negativamente aqui na Austrália foi a medicina. Não estou dizendo que eles não são avançados tecnologicamente ou que usam métodos atrasados, mas que ir ao médico aqui em geral é uma experiência bem meia boca.

A primeira dificuldade é achar um médico decente. Aqui você geralmente não consegue ir direto num especialista, você tem que ir primeiro num GP, que é um clínico geral. Se ele achar que seu caso requer um especialista (ou se você insistir) ele te encaminha. A idéia até que não é mal, mas tem cada GP aqui...

Por experiência própria posso dizer que tem médico aqui que não te examina, só ouve o que você tem a dizer. Outros entram no Google pra procurar algum problema que você menciona (se for pra procurar no Google eu faço em casa). Tem médico que diz que tal exame não é comum de ser pedido aqui na Austrália e te dá o pedido assim, meio relutante.

Em Sydney por sorte tinha achado um GP que era bom, mas aqui em Melbourne ainda estou a procura. O bom mesmo em qualquer lugar do mundo é não ficar doente pra não precisar ir ao médico, mas se fosse tão simples assim... :-)

2 comentários:

elciok disse...

Caramba, mas isso é esquema de saúde pública ou é tudo assim? E o preço, pelo menos é razoável?

Unknown disse...

Saúde pública nada, são consultórios privados. O preço de uma consulta num clínico aqui é A$55, que dá mais ou menos R$110. O plano médico privado cobre entre 30% e 80% desse valor, não sei quanto a saúde pública cobre porque o meu visto não dá direito a usar o plano público.