domingo, 17 de setembro de 2006

CLT nao é forma de contratação!

"Nao consigo entender quem comecou com esses conceitos sobre formas de contratações.
Quando me informam que a forma de contratacao é C.L.T. fico surpreso, o que será que isso quer dizer?
Analise comigo a seguinte afirmação: a forma de contratacao é CLT, ou seja, a forma de contratacao é Consolidação das Leis Trabalhistas. Faz algum sentido?
Fico extremente chateado por saber que, embora o número de pessoas com nível superior esteja aumentando a cada dia, a capacidade de reflexão do povo em geral nao está. Parece que não conseguem refletir o que significam estas "formas de contratações". São, de fato, maneiras das empresas sonegarem impostos, privando os trabalhadors dos seus já poucos direitos "conquistados"(lembrem-se que muitos desses direitos foram "dados" pelo nosso querido Getúlio, a fim de apaziguar a situacao dos trabalhadores em diversos momentos).
É triste perceber como as pessoas estão sendo egoístas e imediatistas ao preferirem ganhar um pouco mais como PJ ou CLT-Flex, abrindo mão, deliberadamente, de seus direitos. É como se despir num dia de frio e reclamar por ficar gripado.
Se o problema forem os impostos muito altos, então devemos reivindicar mudanças. Lembro ainda que diversos paises possuem cargas tributarias superiores às do Brasil, mostrando indícios de que o problema não se resume à quantidade de impostos mas, principalmente, ao mal emprego deles.
Fica claro que as empresas que se valem dessas políticas estão sendo muito beneficiadas pela negligência dos órgãos fiscalizadores competentes, mas o que mais me preocupa é notar uma aceitação tão grande por parte de pessoas que se consideram esclarecidas e que, talvez não saibam ou não queiram assumir a responsabilidade, mas são formadoras de opinião."

Autor: Fábio.

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá, boa tarde!

Eu achei muito interessante o seu comentário sobre a CLT flex. Porém eu imagino que essa abordagem referindo-se ao empregado como egoísta e imediatista seja pesada e incompleta. Sou CLT-Flex. Minha empresa não me deu outra alternativa, bem como muitas outras empresas na minha área de informática. Para lutar por meus direitos concedidos na "CLT" tenho eu que ficar desempregado? Procure alguma empresa de consultoria de informática que lhe dê CLT e um bom salário. Aí eu mudo de idéia. Por enquanto sigo com a minha CLT Flex... ganhando bem, e cuidando eu da minha aposentadoria gorda (pensar em aposentadoria não é imediatismo), do meu bom plano de saúde e tendo todos os meses mais de 40% do meu salário para tirar minhas férias em qualquer lugar do mundo... pensando bem, até acho que essa CLT Flex não é tão ruim assim. A minha empresa só me deu essa alternativa, e eu até que estou gostando!

Anônimo disse...

Desculpe-me o Anônimo, mas eu conheço empresas de Ti que empregam corretamente e pagam bons salários e dão um plano de benefícios. É que a maior parte das oportunidades estão nas mãos de consultorias pequenas, que visam o lucro cobrando alto por um profissional que elas nem têm no seu quadro, que na hora de fechar um contrato, saem desesperadamente atrás de consultores, seja qual for o seu nível de conhecimento, para poder cumprir a sua parte com a empresa contratante. Na empresa onde eu trabalho sofremos muito com isso, pois sempre aparecem consultores de baixo nível, amadores, aventureiros... não todos, mas os poucos que aparecem são o suficiente para estragar todo um trabalho decente que demorou anos para ser construído. É por isso que eu digo, quem paga mal, paga duas vezes!!! Ou mais! Ademais, eu quero ver como os "CLT-Flexíveis" farão para acertar suas contas com a Receita, afinal, como justificar o valor que circula pela conta-corrente mediante o salário oficial que é enviado pela empresa na DIPJ? E sabe para que lado vai romper a corda? É bom refletir sobre isso para depois não sair pichando o governo, pense que tanto você como a sua empresa flex-contratante estão sonegando impostos! Como o autor do blog diz, não é questão do volume de impostos, mas sim de como ele tem sido aplicado.

Anônimo disse...

Estava procurando alguma informação sobre CLT-Flex, pois muitas consultorias estão oferecendo esta opção de contratação e acabei parando no site http://direitoetrabalho.com/2007/02/clt-pj-e-agora-clt-flex/ e cliquei em link que me direcionou para este blog.
O que falar sobre direitos conquistados, em um país que permite que este tipo de atividade possa acontecer?
É como disse nosso amigo "Anonimo" e muitos caso se o candidato não se submeter não consegue a vaga. Então o que fazer? Ficar desempregado?
É verdade que temos boas empresas na área de TI que contratam seus profissionais no regime CLT, mais infelizmente ainda são a minoria e as faculdades, cursos de especialização despejam inúmeros profissionais na área de TI e o números de vagas são muito menores que os profissionais no mercado, então muitos se submetem a outros regimes de contratação.
Questão de sobrevivência...

Anônimo disse...

Concordo com cada ponto de vista de vocês.
Atualmente trabalho em uma empresa de TI que adota este tipo de contrato: CLT Flex. No primeiro momento foi meio confuso entender este tipo de contrato e se adequar a nova tendência de mercado, porém foi necessário. Compreendo que não está certo perante a Lei, mas o que fazer diante desta situação em que os impostos estão cada vez maiores?
Por outro lado profissionais gabaritados tem seu custo elevado e ficaria impossível cobrir tal oferta em se tratando de uma pequena empresa.
Realmente é muito complicado tentar adequar as legislação com este novo contrato onde a empresa, o governo e o colaborador tenham a mesma vantagem e sigam a mesma linha.
O fato é que as empresas de TI estão adotando este tipo de contratação e que será necessário em curto prazo criar uma lei específica para este caso.

Anônimo disse...

Fábio e Daniele,

boa tarde!
Faço minhas as suas palavras, pois da mesma forma que vc fica indignado com a ignorância de algumas pessoas ao se referirem à CLT como forma de contratação, eu fico indignado ao ver que você coloca em nível de igualdade PJ e CLT Flex.
Daniela, qual sua base de argumentação para dizer que CLT Flex "não está certo perante a lei"?? Sugiro você procurar entender melhor o que é CLT Flex para não ser leviana nas suas colocações.
Eu sou contratado pela empresa na qual trabalho através do regime CLT Flex e estou muito satisfeito, pois tenho todos os benefícios previstos em lei, ganho mais dinheiro / mês e, através da parceria que a minha empresa tem com um Intituto, acabo tendo outros benefícios além daqueles previstos em lei.

Atenciosamente,

Anônimo disse...

Só no "gato"...hehe
Coisa de brasileiro mesmo!

Eduardo disse...

CLT é pra gente ignorante que não tem controle financeiro e precisa de regalias do governo.
PJ é bem mais simples. Minha aposentadoria, fundo de garantia e férias é minha conta bancária.
Se PJ é ilegal, ser consultor ou autônomo também é ilegal. Não vejo problema nenhum em abrir uma empresa para prestar serviços.
Quanto a CLT cotas, flex e tudo mais concordo que é uma picaretagem.