sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Doação de Sangue

Nessa segunda-feira fui doar sangue pela primeira vez. Uma colega de trabalho enviou um email dizendo que uma pessoa conhecida precisava de doadores. Sempre tive vontade de doar sangue, então aproveitei a oportunidade, ainda mais que o local de doação é de fácil acesso pra mim.

Cheguei lá por volta das 9 da manhã, não tinha ninguém na recepção além dos funcionários do hospital. Peguei a senha de número 4. Não demorou muito pra que me chamassem pra entrevista.

Na sala da entrevista foi tirada a minha pressão, medidos os batimentos e feito o teste de anemia, que consiste em espetar o seu dedo com um aparelhinho. Alguns dizem que a picada desse aparelho dói mais que a da agulha que tira o sangue. Difícil dizer, mas admito que é uma dor incômoa, ainda que longe de causar qualquer tipo de reação facial ou sonora.

Depois de mais um tempo esperando fui pra sala de doação. Devidamente deitado, braço esticado, lá vem a agulha. Nada demais também, depois disso é só ficar lá e esperar. Durante o processo, uma voluntária da Pró-Sangue ficou falando sobre a importância da doação e da divulgação da mesma.

Após a doação comi um lanchinho oferecido lá mesmo pra dar uma reforçada e aguardei alguns minutos antes de ir embora dirigindo. O braço tem que ficar abaixado por 30 minutos. Fora isso só fica uma leve dor incomodando no braço o dia inteiro.

Pra resumir, doar sangue é algo que espero fazer de novo e com freqüência (homens podem doar 4 vezes por ano, mulheres 3). Se você tem algum receio ou dúvida quanto a doar sangue não pense duas vezes, informe-se, procure um posto de doações, você vai se sentir muito bem.

5 comentários:

elciok disse...

Além do lanche vc ganha 1 dia de folga (por lei).

Unknown disse...

Bem lembrado, eu tirei a segunda-feira de folga. Vale lembrar também que você tem direito a 1 folga por ano, mas não é por isso que deve doar só uma vez por ano :-)

danilo disse...

Rapaz, foram generosos com vc... Eu te falei que doía mais pq a minha picada nao foi de aparelho não (esse que usaram em vc eu conheço e realmente não dói nada, meu irmão usa um parecido para medir a glicemia), comigo usaram uma lanceta bizarra!

elciok disse...

Acho q te enganaram Danilo! Será q não te picaram com outra coisa? huahaha
Lanceta bizarra foi foda

Unknown disse...

Isso que dá doar sangue em Bedrock.