terça-feira, 3 de outubro de 2006

Eleições

Com o fim das apurações, certos resultados me revoltam, embora não me surpreendam. O exemplo mais gritante pra mim chama-se Paulo Maluf. Como um cidadão que já foi preso, respondeu e responde a inúmeros processos devido a suas gestões duvidosas no governo e na prefeitura de São Paulo consegue se eleger deputado federal em primeiro lugar no estado, com 739.827 votos? Revoltante.

Em Alagoas nosso ex-presidente Fernando Collor elegeu-se Senador com
550.725 votos. Tinha pouca idade na época, mas me lembro muito bem que ele sofreu processo de impeachment devido ao esquema montado em seu governo juntamente com PC Farias no qual o dinheiro dos brasileiros foi "pego emprestado" de maneira duvidosa. Conheço pessoas que o defendem e não me sinto capaz de julgá-lo adequadamente, mas acho que se Lula não foi afastado da presidência depois de tantos escândalos envolvendo pessoas próximas a ele e Collor foi afastado, ele deve ter feito algo muito grave.

Em outra categoria estão candidatos como Clodovil, que não têm nenhuma experiência política mas se elegem devido à sua popularidade. Não estou aqui para julgá-los e torço sinceramente que esses candidatos façam um bom trabalho, apenas estou apontando o fato de que se não fossem famosos provavelmente não se elegeriam apenas por suas propostas.

Pra mim há duas possíveis explicações pra tudo isso: o povo brasileiro gosta de sofrer e de ser roubado ou não se interessa o suficiente pelos cargos de deputado e senador pra escolher candidatos decentes a esse cargos. Para o nosso próprio bem prefiro acreditar na segunda opção, pois assim ainda há esperança de que um dia os brasileiros se conscientizem da importância dos deputados e senadores para o governo e votem em candidatos íntegros.

Nenhum comentário: