terça-feira, 16 de agosto de 2011

Saúde Pública na Austrália

Semana passada conversando com meu gerente que é americano naturalizado australiano fiquei sabendo de um curiosidade a respeito do Medicare, que seria o "convênio" público daqui. Ele foi ao médico e saiu sem pagar, preencheu os formulários do Medicare e depois de alguns dias recebeu em casa um cheque...nominal ao médico...representando uma parte do valor a ser pago. Ou seja, ele vai ter que levar o cheque ao médico e ainda pagar a diferença do próprio bolso.

Tudo isso é muito estranho. Não sei se ele não teve reembolso total devido ao médico escolhido, mas a parte dele mesmo ter que levar o cheque da Medicare pro médico pude confirmar que funciona assim mesmo com um amigo brasileiro que é residente permanente aqui. O engraçado é que meu gerente disse que já tinham ligado pra ele do consultório médico perguntando se ele já estava com o cheque, quando levaria lá, etc.

Mais um sistema aqui que funciona na base da confiança. Não gostei da parte de ficar a cargo do paciente voltar ao médico só pra levar o cheque, mas a parte de assumir que o cidadão terá boa índole é interessante. Infelizmente não é assim que as coisas funcionam em algumas partes do mundo...

Nenhum comentário: