quinta-feira, 29 de março de 2007

A Sutil Diferença Entre Firmeza e Rigidez

Muita gente confunde "firmeza" com "rigidez". As pessoas devem ser "firmes" mas não "rígidas".

Numa análise que fizemos em várias empresas, encontramos chefes, gerentes, diretores e mesmo empresários que são rígidos como uma pedra. Como não são firmes em suas convicções, geram uma grande insegurança em seus subordinados e colaboradores. Rigidez é atributo de qualidade para uma pedra dura, mas não para os seres humanos deste século XXI. É preciso ser "firme" e não "rígido".

Rigidez significa não aceitar a mudança. Rigidez significa ser duro como uma pedra e ser o mesmo "duro" por séculos. Rigidez significa não aceitar opinião alheia. Rigidez significa não aceitar nos progressos da tecnologia e achar que as velhas maneiras de fazer as coisas serão sempre as melhores. Rigidez significa não querer aprender, não se dispor a discutir, não dialogar, não utilizar, não utilizar as diferenças individuais para enriquecer os resultados do grupo.

Firmeza significa saber onde quer chegar. Firmeza significa ouvir antes de concluir e quando concluir, colocar sua conclusão sem medo, à prova. Firmeza significa não ter preocupações com o que os outros vão dizer, e seguir o seu caminho com convicção fundamentada. Firmeza significa comunicar suas idéias com franqueza, diretamente. Firmeza significa saber dizer "não" quando necessário. Firmeza é ter a coragem de conduzir o grupo para lugares desconhecidos confiando em sua própria liderança.

Todos nós queremos pais, mães, irmãos, chefes, amigos firmes e não rígidos. Um chefe firme delega com firmeza, fica ao lado de seu colaborador para ajudá-lo. Um pai firme mostra o caminho, tem autoridade sem ser autoritário. Um amigo firme está sempre ao nosso lado nas más e nas boas ocasiões, nos apoiando, nos ouvindo.

Em nossa vida pessoal e profissional temos que ter em mente essa sutil diferença entre firmeza e rigidez. Faça uma auto-análise e veja se você não é rígido em vez de ser firme.

PENSE NISSO

Texto de Luiz Martins.

Um comentário:

elciok disse...

Putz, não resisto, preciso fazer esta pergunta: vc gosta mais de rígido ou de firme?