sábado, 30 de setembro de 2006

Debate

Ontem assisti o debate da Rede Globo entre os candidatos à presidência da república. Lamentei a ausência do atual presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva. Por mais que concorde em parte com sua justificativa de que ele seria atacado exageradamente ao invés de ser questionado sobre propostas não acho que isso seja suficiente para faltar ao compromisso.

Por um momento achei que não conseguiria assitir o debate. Me irritei no primeiro bloco com a falta de objetividade nas perguntas e respostas, com o jeito da Heloísa Helena de falar como se tudo fosse fácil, com a lerdeza da fala de Geraldo Alckmin, enfim, por pouco não desliguei a TV. Aos poucos consegui me controlar e assiti aos 3 primeiros blocos.

De certa forma achei o debate produtivo. Talvez tenha me ajudado a escolher um candidato...ou não. Resta ainda a dúvida se as pesquisas de intenções de voto são confiáveis. Levando-as em consideração, acreditaríamos que Lula venceria no primeiro turno ou que ele iria pro segundo turno com Alckmin por muito pouco. Assim, não haveria motivos pra não votar em um dos dois. Por outro lado, se as pesquisas não forem tão confiáveis, valeria a pena apostar em um dos outros candidatos caso um deles fosse de sua preferência.

Eleição é algo muito importante e complicado. Gostaria muito que o Brasil tivesse políticos mais decentes, que nos fizessem ter orgulho de ter votado neles. Infelizmente vivemos com nossa triste realidade. Como já disse pra algumas pessoas, não consigo olhar pra ninguém e dizer: "Esse é meu candidato."

Provavelmente não tocarei nesse assunto até domingo, assim sendo, não se esqueçam de votar conscientemente. Boa eleição a todos.

Nenhum comentário: