sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Topa ou Não Topa (A farsa)

Lendo o regulamento para os participantes do programa Topa ou Não Topa comecei a entender porque o senhor Senor Abravanel, também conhecido por Sílvio Santos é tão rico. Mas vamos por partes.

O primeiro ponto ridículo do regulamento é a forma como são escolhidos os participantes. Não, você não precisa comprar o Carnê do Baú nem tampouco estar em dia com suas mensalidades. Basta preencher um cadastro no site. Simples, não? Nem tanto.

As fichas de cadastro serão avaliadas e não sorteadas como poder-se-ia imaginar. Avaliadas, mas como? Calma porra, já vou explicar. Melhor ainda, copiarei os "critérios para a avaliação inicial" do próprio site: capacidade para enfrentar desafios, espírito de competição, desenvoltura e nível de escolaridade.

Se vocês acharam que esse critérios tornam a seleção parecida com uma disputa por uma vaga de emprego ainda não viram nada. "Os candidatos que forem selecionados deverão se submeter posteriormente a uma entrevista". Agora só falta a dinâmica de grupo. Não, não tem dinâmica de grupo.

Depois de todo esse processo elitista que vai fatalmente excluir boa parte da população de baixa renda ainda há supresas aguardando aqueles que passarem pela entrevista, que avalia simpatia, capacidade de comunicação, criatividade, espontaneidade, capacidade para enfrentamento de riscos e tomada de decisões, desenvoltura e aparência. Sim, o processo também discrimina os feios.

Me senti tentado a copiar o item 3 do regulamento, mas vou tentar resumi-lo. Os candidatos selecionados participarão de programas pilotos, recebendo por isso um cachê, sendo que o prêmio que vier a ganhar no programa será "meramente ilustrativo". Caso a emissora resolva colocar seu programa no ar, ela pode "a seu único juízo e liberalidade, atribuir efetivamente ao candidato participante o valor dos prêmios que figurativa e simbolicamente havia conquistado". Ainda tem mais: "O candidato convidado somente poderá receber o prêmio previsto no regulamento do programa, se alcançado o limite mínimo de 90 % (noventa por cento) de meta pessoal que por ele for declarada e estabelecida na oportunidade de sua participação".

Que piada! Quer dizer que os safados podem colocar meu programa no ar, o Brasil inteiro achar que ganhei um milhão e se a emissora "a seu único juízo e liberalidade" resolver NÃO me dar o prêmio tudo bem. E mesmo que eles se sintam bondosos e resolvam me dar o prêmio, preciso ter atingido 90% de minha meta pessoal. Que porra de meta pessoal é essa?

Até na hora do entretenimento somos feitos de palhaço, enquanto eles enchem o rabo de dinheiro dos patrocinadores graças aos pobres telespectadores (me incluo nessa). Melhor assistir ao horário político, afinal esse já assistimos sem acreditar em nada mesmo.

15 comentários:

Anônimo disse...

adorei seu depoimento é pena que o horario politico acabou desde hoje passarei a assistar desenhos animados com meu filho,tendo em vista que desisti de me inscrever para participar de tal farsa

Marcos Lacerda disse...

Recentemente fui fazer a inscrição no site do SBT e tomei o mesmo susto. E também escrevi um post sobre isso.

Agora estou vendo que mais gente se revoltou.

Abraço,
Marcos Lacerda

Anônimo disse...

valeu mesmo por te nos alertados pro esse programa fraldulento e cheio de pessoas sem carater que fazem todos nós de bobo...

Anônimo disse...

neste amado BRASIL....é assim q os ricos se tornam ricos...enfeitando a cabeça dos pobres com muita mentira.......isso ja era esperado...ainda bem q nunca perdi o meu tempo me escrevendo neste aglomerado de mentiras chamado SBT

Anônimo disse...

isso tudo que acabei de ler e incrivel,mas sem deixar de sorrir isso tudo so acontece nessa ,porcaria que se chama brasil.se deus voltasse aqui novamente e fizesse o tal julgamento ,nao sobraria ninguem .

Anônimo disse...

Aff..O Silvio Santos ja ajudou muita gentee,sendo não só ele como o Gugu Liberato e apresentadores da emissora.E outra que esses programas são americanos e não da autoria de Silvio..então,pois vcs nem provas tem e ficam falando merda pq nunca acreditaram que isso acontece e nem como acontece...Mais uma não são vocês que vão fazer o SBT falhar..!

Bye!

Unknown disse...

Ninguém está inventando nada aqui, só estamos comentando baseados no regulamento do próprio programa. Se estamos enganados então seria bom reformularem o regulamento pra deixá-lo mais claro (se já não o fizeram, dado que o post é antigo).

Anônimo disse...

isso é um avergonha, fico agora pensndo se o ganhador da semana passada que apareceu ganhando R$ 1.000.000,00 se realmente ele levou para casa esse prêmio.

Unknown disse...

Eu até imagino que deve ter levado, prêmios grandes assim fica difícil de enganar pois chamam mais atenção. Fora que deve compensar de alguma forma com relação a impostos pro SBT.

Anônimo disse...

eu tambem achei isso um absurdo , sei q é verdade pois tambem li e ñ acreditei mas agora lendo esse post vi q vc entendeu o mesmo q eu , e agora como se ñ bastasse na pagina do sbt nem se inscreve mais!
isso é um absurdo, e a pessoa tem q aceitar ainda os termos poque assim eles ficam sem culpa alguma!!

Anônimo disse...

eu tambem achei isso um absurdo , sei q é verdade pois tambem li e ñ acreditei mas agora lendo esse post vi q vc entendeu o mesmo q eu , e agora como se ñ bastasse na pagina do sbt nem se inscreve mais!
isso é um absurdo, e a pessoa tem q aceitar ainda os termos poque assim eles ficam sem culpa alguma!!

Anônimo disse...

É fole!! Eu desejava me inscrever para o programa topa ou não topa. Sei que as mercadorias nas Lojas do Baú são bem mais caras do que nas outras lojas. Enfrentar o que foi denunciado é um bom desafio.

Anônimo disse...

ta eu achei um aburdo td q ta escrito ai...mas qdo eu clico no regulamento q ta como link ele nao entra onde possivelmente seria pra entrar!entao acho q isso pode ser uma farsa!!o q ta escrito ai!

Unknown disse...

Se vc der uma olhada na data do post vai perceber que é de mais de 2 anos atrás. Além disso é possível até que eles já tenham mudado o regulamento, o que seria ótimo, mas infelizmente não achei um link para o regulamento no novo site.

Anônimo disse...

hi everybody

I just wanted to introduce myself to everyone!

Can't wait to start some good conversations!

-Marshall

Thanks again!